O mundo das ideias
Ideia: Representação mental que o espírito forma de qualquer coisa: ideia do bem, do belo.Percepção elementar.Fazer ideia de alguma coisa, imaginá-la, compreendê-la (dicionário Aurélio).
Para compreender a princípio a questão de ideias,é importante citar o existencialismo que para essa filosofia tudo é existente menos o ser humano, que existe. As coisas são existentes por que se relacionam com as outras, e o ser humano só existe em contato com essas relações, dessas surgem valores e crenças que a sociedade torna maiores que aquilo que sente.Todo esse sistema é necessário para suas próprias engrenagens.
Na obra “O Existencialismo é um Humanismo” do filósofo francês Jean-Paul Sartre, a principal ideia é de que não há uma essência criada, justamente por ser humano, nada é pré-estabelecido antes do existir. Logo, o homem cria-se por sí próprio, e por não haver essa essência anterior à existência, ele está condenado a ser livre.
Desde Sócrates, o objeto da ciência é o universal e não o particular, quer dizer a essência e não a existência. Platão tenta resolver essa contradição com a Teoria das idéias, atribuindo-lhes a realidade, no mundo supra-sensível ou topos ouranoú (lugar do céu). Poder-se-ia dizer que é em nome da existência que Aristóteles critica a teoria platônica das idéias, sustentando que as ideias, ou essências, não estão fora mas dentro das próprias coisas, as quais, feitas de matéria e de forma, contem, em si mesmas, o universal e o particular, a essência e a existência.As ideias não se encontram na inteligência de Deus nem do homem, elas são contemporâneas das coisas, são as próprias coisas consideradas de determinados pontos de vista.
E se não houvesse as ideias? Como viveria o homem sem o elemento principal do existir? Na mitologia o homem seria o sísifo por que a rotina da pedra levada ao topo é a própria falta de ideias que o dia-a-dia monótono faz questão de construir.
Em tempos contemporâneos estaríamos na idade da pedra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário